top of page

ENTENDA E CONHEÇA....

Quando devo procurar um psicólogo?

Não há uma regra ou um momento específico na vida para que um psicólogo seja procurado. Ao contrário, a ajuda do psicólogo deve ser buscada nos momentos em que o paciente realmente a deseje, considerando que todos nós precisamos do olhar do outro para nos conhecer e nos desenvolver.

É muito comum ouvirmos que “quem procura psicólogo está louco”. Na verdade, este tipo de fala esconde, ao mesmo tempo, o desconhecimento e o medo que as pessoas têm de enfrentar uma situação absolutamente nova e desconhecida. A Psicoterapia pode realmente lhe trazer muitos benefícios, mas é importante que se saiba que isso leva tempo e demanda esforço e disciplina do paciente. É um processo muitas vezes doloroso, mas que traz como recompensa o amadurecimento, crescimento e desenvolvimento pessoal. A procura pelo auxílio de um psicólogo pode se dar pelos mais diversos motivos que vão desde problemas emergenciais muito bem focalizados, orientações e esclarecimentos, dificuldades existenciais ou mesmo pela busca de autoconhecimento. Entre tais motivos podemos destacar: Perdas (de um ente querido, emprego, separação conjugal, etc); Problemas de relacionamento interpessoal com a família, amigos, colegas de trabalho, cônjuge... - Timidez - Depressão - Stress - Insegurança - Dificuldades Afetivas - Incapacidade para lidar com mudanças - Fobias - Pânico - Alterações frequentes de humor - Transtorno de ansiedade - Transtorno obsessivo-compulsivo - Transtornos alimentares - Problemas sexuais - Doenças psicossomáticas - Problemas de aprendizagem - Orientação vocacional - Crises de transição das fases da vida como adolescência, maturidade, envelhecimento, etc. Quanto mais cedo se procura ajuda, mais cedo se diagnostica e se trata o problema. Para que o processo psicoterapêutico se dê de forma satisfatória é preciso saber que o psicólogo não tem sozinho as respostas que você procura e, portanto, não lha dará soluções mágicas. O sucesso da terapia ocorrerá como resultado do trabalho e do comprometimento do terapeuta e do paciente. A atitude firme do paciente em querer melhorar é fundamental para o sucesso da terapia da mesma forma que é importante a competência profissional do terapeuta.

Procurar ajuda psicológica é um sinal de coragem e maturidade. É a oportunidade que você se dá para olhar de frente seus problemas e as dificuldades causadoras de infelicidade e sofrimento para aprender a melhor maneira de lidar com elas, se fortalecer, desenvolver seus potenciais, se autoconhecer. É um investimento na sua qualidade de vida e no seu crescimento pessoal. Fazer psicoterapia é reservar um espaço e um tempo na sua vida para cuidar de você.

 

Serviços Oferecidos

 

  • Psicoterapia para crianças, adolescentes, adultos, idosos e casais;

  • Avaliação Psicológica;

  • Psicopedagogia de crianças e adolescentes.

 

Os atendimentos são por convênios e particular (1° consulta valor simbólico).

bottom of page